21/09/2020 Institucional

PRODUTIVIDADE DA FROTA DE VEÍCULOS. COMO VERIFICAR E MELHORAR.

Produtividade pode parecer um conceito simples, entendido como “fazer mais com menos”. A princípio, é isso mesmo. Porém, em se tratando de frotas de veículos, o conceito de produtividade pode mudar dependendo do objetivo.


Como, por enquanto, a produtividade de veículos depende também da produtividade do condutor humano, o conceito é ainda mais variável. Diferente do que acontece com máquinas que não dependem diretamente do manuseio humano.


Para identificar a produtividade de uma frota, não podemos simplesmente somar gastos com combustível, depreciação, manutenção, pessoal e outros e dividir pelo número de quilômetros rodados, pois, como falamos, o conceito de produtividade é distinto de uma frota para outra.


Por exemplo, a produtividade da frota do departamento comercial de uma empresa deve ser medida levando em conta, além dos KPI’s (Indicadores Chave de Produtividade) tradicionais já citados, indicadores como números de visitas feitas e até vendas concretizadas.


Diferentemente do que acontece com uma frota de caminhões que deve entregar determinado número de mercadorias em um lugar, em determinado tempo.


A produtividade da frota é diretamente ligada ao modo com que os motoristas dirigem. Por isso é tão importante treinar e acompanhar o desempenho diariamente, através de ferramentas avançadas de monitoramento, como a telemetria, e verificando o consumo e o desgaste dos veículos.


Invista no treinamento de sua equipe de motoristas através de cursos avançados e com campanhas de incentivos como melhor motorista do mês, motorista mais econômico, o que menos comete multas e outros.


Outra importante forma de grande otimizar o desempenho da frota é fazer o planejamento de rotas, percorrendo o menor ou o mais rápido caminho para se atingir o objetivo. Existem vários aplicativos que desempenham bem essa função, alguns até grátis.


Além dos já abordados, existem diversos indicadores de produtividade que devem ser monitorados. Veja:


histórico de viagens;

rotas percorridas;

velocidade e quilometragem rodada;

horários de saídas e chegadas;

tempo de paradas;

tempo de movimentação;

registros de sinistros e atrasos com os respectivos motivos;

multas cometidas;

manutenções em viagens que teve que realizar;

manutenções realizadas nos veículos utilizados.


Outro fator que impacta diretamente na produtividade é a idade da frota. Veículos muito usados, consomem mais combustível, requerem muita manutenção, são menos eficientes e poluem mais. Além de prejudicar a imagem da empresa.


Por isso é muito importante identificar o momento quando o custo do veículo usado ultrapassa o limite do custo para adquirir e manter um veículo novo. Aí é hora de renovar a frota.


Se esse for o momento da sua frota, consulte a Usecar Locadora, uma das maiores especialista em terceirização de frota do Brasil, com milhares de veículos alugados por todo o país.


Entregamos na sua empresa uma frota nova, diversificada e customizada, para que a produtividade da sua empresa seja sempre a melhor.


USECAR - Mais tecnologia, mais inovação, menos custos e compromisso com os melhores resultados.


Saiba mais em usecarbrasil.com.br ou ligue 4000 1802 / 31 99576-2759 (Whatsapp)



« Voltar