30/10/2020 Institucional

ECONOMIA COMPARTILHADA E SEUS BENEFÍCIOS.

A sociedade de consumo, modelo econômico vigente no século XX entrou em decadência devido aos seus piores efeitos colaterais - poluição e consumismo exagerado.


Os modelos de troca e compartilhamento, bases nos primórdios da economia estão de volta, agora potencializados pela tecnologia das plataformas de compartilhamento. Hoje se compartilha de tudo, de roupas a automóveis.


A grande responsável por essa mudança de paradigma é a tecnologia, que através da internet possibilitou a aproximação de pessoas com interesses em comum e de pessoas com as plataformas de negócios, que promovem o compartilhamento de produtos, serviços e ideias.


Os benefícios da economia compartilhada são grandes e podemos citar como principais a facilidade de acesso a produtos e serviços de todos os tipos, a reutilização de recursos, economia de dinheiro, preocupação com o meio ambiente e a redução de custos internos.


Alguns setores têm mergulhado de cabeça no modelo compartilhado, como é o caso do setor da mobilidade. Já há alguns anos temos visto diversos meios de transporte compartilhados como bicicletas, patinetes e os aplicativos de mobilidade como Uber, 99 e outros.


As locadoras de veículos são precursoras no formato de compartilhamento, desestimulando a posse dos veículos por parte de motoristas e empresas. A tecnologia dos smartphones e seus aplicativos possibilitou que o serviço de locação de veículos evoluísse para o
carsharing.


No carsharing,  ou compartilhamento de veículos, o carro é locado pela quantidade de horas utilizadas, bem adaptado para uso urbano e rápido.


O usuário faz um contrato com a locadora e recebe créditos que lhe permitem utilizar diversas vezes os veículos, espalhados por diversos pontos movimentados da cidade e em condomínios. Todo o processo é feito online, via smartphone.


BENEFÍCIOS DO CARSHARING

  • conveniência;
  • redução de custos;
  • independência de transporte público;
  • redução do uso excessivo de automóveis;
  • melhoria do trânsito;
  • redução na emissão de dióxido de carbono.


Além do usuário pessoa física, o carsharing também é vantajoso para empresas frotistas, pois os custos chegam a ser até 25% mais barato que uma frota própria e os carros ainda podem ser personalizados.


Em Belo Horizonte, uma das primeiras empresas a oferecer carsharing é a Usecar, startup do Grupo Carbel, que agrega tecnologia e inovação à sua mobilidade, através do app Usecar Go.


Saiba mais em https://usecargo.mobi/solucoes-em-mobilidade/ou ligue 4000 1802 / 31 99576-2759 (Whatsapp)



« Voltar