19/03/2020 Institucional

COMO A TELEMETRIA AJUDA NA GESTÃO DE FROTAS?

Telemetria automotiva é uma tecnologia de monitoramento usada para medir, rastrear ou comandar um veículo a distância, através de comunicação sem fio feita por satélite ou rádio.


Ou seja, o software recebe e analisa diversos dados de um veículo como velocidade, trajeto, consumo, condições mecânicas e, também, dados sobre a forma de condução do motorista.


Para te ajudar a entender melhor como a telemetria ajuda na gestão de frotas, a Usecar preparou esse interessante artigo. Leia até o fim. Apenas mais 1 minuto.


Segundo pesquisas, um veículo pode gerar até 25 GB de dados por hora. Se ele rodar 8h por dia útil, serão 2,2 TB por mês de informações processadas, o que é muito dado. O verdadeiro big data automotivo.


Essa riqueza de dados é um verdadeiro tesouro para o gestor de frota, pois irá possibilitar um melhor gerenciamento dos recursos, tanto materiais quanto humanos. Conheça os benefícios.


ECONOMIA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E MANUTENÇÃO


Com base nas informações da telemetria, gestores de frota poderão traçar rotas mais inteligentes, deslocar equipes mais próximas dos locais de atendimento e outras otimizações.  Isso possibilita menos deslocamentos e que esses sejam feitos de forma mais inteligente, possibilitando redução nesses insumos.


REDUÇÃO DE SINISTROS E MULTAS

Motoristas em veículos monitorados tendem a se comportar melhor no trânsito reduzindo as chances de se envolverem em sinistros e de cometerem infrações de trânsito.


PREVISÃO DE DESPESAS

Com o correto monitoramento da frota, despesas como combustível, manutenções e consumo de pneus poderão ser mais bem planejados, o que facilita muito a gestão financeira da frota.


SEGURANÇA


Veículos de frotas monitoradas frequentemente exibem externamente essa informação. Isso inibe a ação de malfeitores.


Se um veículo for roubado, a telemetria também indicará precisamente a sua localização, facilitando a sua recuperação, com o apoio e a orientação da polícia.


RECURSOS HUMANOS


A telemetria também colabora na avaliação individual dos motoristas, monitorando o desempenho e comportamento destes. Também se pode identificar a necessidade de realizar ações educacionais e treinamentos, por meio dos seus hábitos e estilo de direção.


Agora que você já sabe como a telemetria ajuda na gestão de frotas, lembre-se: terceirização de frota é com a Usecar. Mais tecnologia, mais inovação, menos custos e compromisso com os melhores resultados.


USECAR – Surpreenda-se com o novo.


Saiba mais em usecarbrasil.com.br ou ligue 4000 1802 / 31 99576-2759 (Whatsapp)

« Voltar