05/03/2020 Institucional

COMO FAZER A GESTÃO EFICIENTE DAS MULTAS NA SUA FROTA.

Multa é um assunto que ninguém gosta. Dá frio na barriga só de ouvir o nome. Porém, faz parte da vida de qualquer motorista que enfrenta o trânsito no dia-a-dia, até daqueles que são cumpridores das leis.


Se as multas incomodam o simples motorista, imagine um gestor de frota que gerencia centenas de carros e motoristas! Se a gestão de multas não for feita de maneira profissional, pode acabar virando uma bola de neve que trará muito prejuízo para o frotista.


Por isso a Usecar preparou para você esse interessante conteúdo sobre como fazer a gestão eficiente das multas na sua frota. Aproveite, pois são somente 2 minutos de leitura.


Diariamente, milhares de motoristas são flagrados cometendo infrações de trânsito, por agentes ou radares. Quando o órgão de trânsito é comunicado da infração, ele gera uma notificação de autuação que é entregue pelos correios no endereço do proprietário do veículo.


Até o momento, não existe a multa, somente a notificação. Aqui começa o trabalho do gestor de multas e quanto antes ele tomar ciência da notificação, mais tempo terá para tomar as providências cabíveis.


Se a notificação tiver falhas como erros no preenchimento, inconsistência de dados ou outros problemas, é possível pedir o cancelamento da infração, a conversão em advertência (sem custo) e até entrar com um recurso junto ao órgão de trânsito que fez a autuação.


Toda notificação se transfora em um processo administrativo, com seu respectivo prazo e etapas. Se o frotista tiver organização para gerenciar bem essas informações terá a oportunidade de cancelar, converter ou entrar com recurso, podendo diminuir bastante os custos da empresa nesse quesito.


Gerenciar esse enorme volume de informação é complexo e exaustivo. Daí a necessidade de um sistema on-line que extraia as informações dos bancos de dados dos órgãos de trânsito o quanto antes, para o frotista ter mais tempo e tomar as providências.


Com a utilização dos sistemas on-line, além de receber as informações antes das notificações chegarem via correio é possível:

  • cadastro automático das notificações no sistema;
  • ter ciência de todos os prazos;
  • ter ciência até das notificações não recebidas via correios;
  • avaliar a consistência dos dados e, em caso de erros, entrar com recurso;
  • entrar com recurso caso o motorista não concorde com o mérito da notificação;
  • indicar o infrator e evitar a multa NIC (Não Identificação do Condutor), que é paga em dobro e até mais em caso de reincidência;
  • ter o controle das habilitações dos condutores para informar vencimento, cassação, pontuação, etc.;
  • ter o conhecimento dos melhores e piores condutores e aplicar programas de reciclagem e até punições.


Todas essas funções dos sistemas colaboram e muito com o aumento da eficiência na gestão das multas e evitam prejuízo para o frotista.


Se você não tem tempo e nem verba para gastar na gestão das multas, terceirize sua frota com a Usecar. Fique livre de toda essa burocracia, ganhe eficiência e maximize seus lucros.


Terceirização de frota é com a Usecar. Mais tecnologia, mais inovação, menos custos e compromisso com os melhores resultados.


USECAR – Surpreenda-se com o novo.


Saiba mais em usecarbrasil.com.br ou ligue 4000 1802 / 31 99576-2759 (Whatsapp)

« Voltar